Desde que iniciamos na era da web 2.0, podemos contar com diversos recursos online para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. O grande problema é: será que estas ferramentas realmente auxiliam? Não seria uma transposição da sala de aula para a Internet?
Diante destas e tantas outras perguntas, ficamos sem saber que rumo tomar efetivamente neste vasto caminho de oportunidades que é a Internet. Sabemos que temos várias ferramentas à nossa disposição, muitas delas, nunca ouvimos falar, porém nossos alunos já conhecem e muitas delas, na verdade, são muito atrativas para as crianças e jovens, que tem grande facilidade em aprender e conviver com estas ferramentas.
O que nos falta, muitas vezes, é despertar para introduzi-las em nossa sala de aula. E quando percebermos as facilidades e possibilidades que elas nos oferecem, poderemos entender realmente o potencial que temos em nossas mãos e não usufruímos.
O blog, por exemplo, é uma ferramenta que nos proporciona um grande leque de possibilidades. As vantagens de se usar esta ferramenta vão desde a interação entre os colegas de classe, até a participação efetiva, já que todos terão que conhecer o conteúdo em questão, para postar suas opiniões, fazendo, desta forma um trabalho coletivo. Outro aspecto que podemos explorar é o uso de imagens, vídeos, sons. A maioria dos blog´s hoje, já incorpora estes recursos (entre outros), transformando a ferramenta estática em uma ferramenta dinâmica e muito mais interessante. São tantas as vantagens de se criar o blog, vai depender do olhar do professor para o uso desta ferramenta.
Quando disse que vai depender do olhar do professor é por que muitos podem converter as vantagens em desvantagens. A limitação do professor é o principal ponto negativo para não se utilizar este recurso. Muitos não entendem a ferramenta, não querem aprender, ou tem sérias dificuldades no uso do computador. Desta forma, não podemos utilizar em sala de aula, uma vez que nossos alunos têm um vasto conhecimento, principalmente das ferramentas disponíveis na Internet.
Se nós professores apropriarmos desta linguagem, oferecendo aos alunos autonomia para buscar novidades, conteúdos e formando idéias, só precisaremos ser mediadores, conselheiros e grandes organizadores das idéias trazidas por nossos alunos.
“É fascinante e desafiador o processo de construir-nos como pessoas cada vez mais livres, abertas, humanas e realizadas.” – José Manuel Moran
Referências bibliográficas:
SENAC, São Paulo. Blogs como ferramentas pedagógicas. Disponível em: http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/agosto05/destaque/destaque.htm Último acesso: 29/03/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário